RS enfrenta onda de calor extrema com temperaturas acima dos 40°C
O calor extremo também pode persistir no final da semana

O Rio Grande do Sul enfrenta uma intensa onda de calor entre esta segunda (24) e quarta-feira (26), com temperaturas que devem superar os 40°C em diversas cidades, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As regiões mais afetadas serão o Oeste, Noroeste, Centro, Campanha, Sul, os vales, além de Porto Alegre e a região metropolitana. O calor extremo também pode persistir no final da semana em parte do estado.
Em Porto Alegre, as máximas previstas variam entre 36°C e 39°C nos próximos dias, podendo alcançar valores ainda mais altos na região metropolitana. Na capital gaúcha, os termômetros devem marcar entre 36°C e 37°C nesta segunda, subir para 38°C a 39°C na terça e se manter entre 37°C e 39°C na quarta-feira. A partir de quinta-feira, o calor pode perder força momentaneamente, mas ainda seguirá intenso.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
A segunda metade da semana deve trazer aumento de nuvens e pancadas de chuva em diversas cidades, o que pode amenizar ligeiramente as temperaturas. No entanto, o abafamento continuará, favorecendo a formação de temporais isolados. O fenômeno também deve atingir Santa Catarina, podendo configurar a terceira onda de calor do ano no Brasil.
O Inmet emitiu um aviso amarelo de perigo potencial para onda de calor na faixa leste e norte do Rio Grande do Sul, além de áreas de Santa Catarina. O alerta começou a valer nesta segunda-feira e seguirá até quarta-feira, período em que as temperaturas permanecerão bem acima da média histórica para março.
Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma onda de calor ocorre quando as temperaturas máximas ultrapassam em pelo menos 5°C a média mensal durante cinco dias consecutivos ou mais. Esse cenário tem sido cada vez mais frequente no Sul do Brasil, reforçando o impacto das mudanças climáticas na região.